domingo, 16 de dezembro de 2012

Interpretando a Tabela de Honorários

Você deve estar pensando "ótimo Val, você me dá uma tabela com um monte de coisas que eu não sei o que é!!!!" fique calmo, agora vou postar um breve resumo dos itens da tabela que acredito que você possa ter alguma dificuldade. Vale a pena ler o post pois tem várias dicas que poderão ser úteis durante a sua aventura de construir, vamos lá com a cara e a coragem minha gente!


1.1 Colocação de placa de Identificação para obra
A colocação da placa de identificação em lugar visível e com as informações exigidas pela legislação local é obrigatória em todas as obras, sejam elas residenciais, comerciais ou institucionais, a ausência da placa gera multa e dizem por aí que “dá um azar danado”, então pessoal nada de dar essa mancada logo no começo do processo.


1.2 Montagem de barraco
“Barraco, que história é essa de barraco?” Isso é o que comumente eu ouço quando estou conversando com o cliente a respeito deste assunto, então deixe-me explicar.
Existe equipamentos que ficam guardados no local da obra durante todo o tempo de execução da mesma, então o proprietário precisa providenciar um local onde os profissionais possam guardar estes equipamentos, além disto, os materiais que vão chegando no decorrer da construção também precisam ser armazenados em local coberto e seguro. Para isso faz-se um abrigo “comumente conhecido por barraco” ou loca-se um container para exercer essa função.
Hoje na maioria das cidades existem containers para locação que eliminam a necessidade de construção de barraco. Eles são mais seguros além de ecologicamente corretos uma vez que não precisam ser demolidos assim que a obra é concluída.
 Alguns condomínios proíbem a construção de barracos por uma questão estética, outros proíbem o uso de containers por uma questão de logística, então informe-se antes de decidir. Abaixo uma imagem de um modelo de container.



1.3 Limpeza do terreno Retirando a vegetação e terraplanagem.
Antes do início das obras deve-se limpar o terreno retirando toda a vegetação que não consta em projeto. Lembre-se, se você se deparar com uma árvore não saia cortando, em algumas cidades isso dá uma multa alta, além diso, algum vizinho pode te filmar e colocar o vídeo no youtube e isso vai deixar a sua vida uma confusão. Caso tenha alguma árvore “no seu caminho” o ideal é adequar o projeto para que ela não precise ser removida, afinal ela chegou lá antes de você, caso isso seja inviável peça autorização na prefeitura e siga rigorosamente a legislação local.
É muito comum que o seu terreno exija que seja feita algum “acerto” na topografia, em casos simples isso pode ser feito manualmente pela equipe de profissionais que irá executar a obra, mas em casos onde o volume de terra a ser movimentado e grande será necessário a contratação de máquinas para fazer a terraplanagem, neste caso os custos serão arcados pelo proprietário da obra.


2.1 ESCAVACAO MANUAL de valas
O tipo de fundação a ser executada na obra será especificada em projeto, mas na maioria das vezes são utilizadas fundações diretas que exigem que sejam escavadas valas onde a fundação será edificada.


2.2 APILOAMENTO FUNDO DE VALAS PARA SIMPLES REGULARIZACAO
Depois de retirada da terra o fundo das valas ficam com terra remexida e fofa, então é necessário que o profissional faça a compactação desta área.
Essa compactação pode ser feita com o auxilio de um compactador conhecido como “SAPO” que normalmente é alugado pelo cliente. Caso a área a ser compactada seja pequena o serviço pode ser feito sem o auxilio deste equipamento.
Abaixo a imagem de um compactador:



2.3 montagem de FORMA DE MADEIRa.
O próximo passo agora é a montagem das formas onde serão colocados posteriormente a ferragem e o concreto (reintero que esses passos podem variar conforme o tipo de fundação). Para isso são comumente utilizadas tábuas, compradas pelo cliente, que posteriormente serão descartadas. Existem formas metálicas que podem ser alugadas mas o preço ainda não é atrativo, a vantagem delas além de serem ecologicamente corretas também dão um melhor acabamento.


2.4 LASTRO DE brita
Depois da montagem das formas é colocada na superfície da vala uma camada de brita, o tamanho da pedra e a espessura do lastro serão especificados em projeto.


2.5 montagem e colocação de ferragem
O cliente pode optar por comprar a ferragem já “armada”, para isso o projeto estrutural deve ser enviado à loja de ferragens para que o serviço seja executado. Pode-se optar também por comprar as barras de ferro e fazer da montagem diretamente no local. O ideal é conversar com o Mestre de Obras e decidir junto com ele, caso você opte por comprar a ferragem já armada você pode negociar um desconto com o empreiteiro, afinal a equipe vai ser poupada de um trabalhão.


2.5 CONCRETO DOSADO E LANCADO
Depois de colocada a ferragem o concreto será lançado nas valas, sapatas e brocas.. O cliente tem várias opções, então vamos lá:
a)   Concreto Usinado – o Cliente compra em caminhões o concreto que já chega pronto a obra, evita que você tenha que comprar os materiais separadamente o que combate o desperdício. Mas algumas questões devem ser consideradas como a acessibilidade do local da obra (o caminhão deve ter acesso ao local onde ocorrerá a concretagem), a maioria das concreteiras vendem no mínimo 5m³ então você precisa saber se a irá utilizar toda esta quantidade em um único dia.
b)   Concreto ensacado – Neste caso o concreto já vem semipronto necessitando apenas a adição de água, neste caso o cliente aluga uma betoneira para fazer a mistura do material.
c)   Concreto feito em loco – O cliente compra separadamente os materiais (Cimento, Pedra e Areia) e a mistura é feita na hora da concretagem pelo pessoal da obra. Aparentemente é o modo mais barato mas o valor gasto em fretes, sobra e perda de materiais deve ser considerado também.


2.6 REATERRO
Depois que o concreto secar as formas são retiradas e então é colocada terra onde antes estavam as tábuas, é utilizada a própria terra retirada no ato da escavação das valas. Lembre-se que a quantidade de terra utilizada no reaterro é menor que a quantidade retirada, então esta terra excedente pode ser acomodada no próprio terreno, caso a quantidade seja muito grande deve-se contratar um caminhão para retirar o excedente.


4.0 alvenaria , Laje, estrutura de telhado e telhamento.
O tipo de alvenaria, laje, estrutura de telhado e tipos de telhas a ser utilizada será especificada em projeto, existe um grande número de opções, antes de contratar o empreiteiro converse com ele sobre o sistema construtivo especificado em projeto, para saber se ele está familiarizado com a técnica.


5.0 Revestimento
Hoje existem inúmeros tipos de revestimentos que substituem o tradicional trio “chapisco, emboço e reboco”, existem argamassas que já vem com cor e são aplicadas diretamente sobre a alvenaria, outras que tem função impermeabilizantes, algumas com acabamentos vitrificados e outros com um lindo visual rústico. Decida com seu arquiteto o que melhor se adéqua a sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário